DIFERENÇAS ENTRE GLAMPING E PARQUES DE CAMPISMO
Nos últimos anos, o termo Glamping tem-se tornado cada vez mais popular, diferindo do campismo tradicional.
O que é o Glamping e em que é que difere do campismo?
A resposta é muito simples:
o Campismo pretende ser uma experiência para se ligar à natureza e distrair-se das complexidades da vida quotidiana de uma forma simples e tradicional.
o Glamping é um espaço onde pode desfrutar de todos os confortos modernos num contexto próximo da natureza.
Mas estes não só diferem na definição, mas também noutros aspetos, inclusive ligados a incêndios:
Legal
Os locais de glamping podem estar sujeitos a taxas de licença mais elevadas, bem como a uma taxa de IVA semelhante à dos hotéis e do alojamento local, enquanto os serviços de campismo estarão sujeitos à taxa de 23%.
Medidas Sanitárias
Ao oferecerem instalações e serviços adicionais, os locais de glamping são mais exigentes neste aspeto, incluindo frequentemente casas de banho individuais e padrões de limpeza mais elevados.
Proteção contra incêndios
Ambas as instalações têm uma elevada probabilidade de se incendiarem a partir do exterior, uma vez que os materiais são quase todos inflamáveis e muitos destes espaços estão situados em zonas rurais/florestais. Na infografia abaixo pode conhecer um pouco mais sobre as diferenças regulamentórias a este nível.
Ambas são regidas pela mesma lei de prevenção e proteção contra incêndios (RSIE) (DL 220/2008), mas existem várias diferenças entre elas, por exemplo:
- Regulamentos de segurança contra incêndios
- Plano de Segurança e Emergência
- Regras específicas para as zonas florestais
- Faixas de gestão de combustível
- Sinalética e instruções para os visitantes
- Restrições ao uso do fogo
- Equipamento de extinção de incêndios
- Inspecções periódicas
Um dos nossos objectivos é simplificar algumas destas exigências, através do nosso produto Sallus, garantindo a proteção destes espaços com a autonomia e a tecnologia do produto.