Sabia que uma das principais riscos de incêndios nas empresas é a negligência humana?
Quer se trate de falta de manutenção, má utilização de maquinaria ou da ausência total de sistemas de prevenção de incêndios, as empresas sofrem elevadas perdas com incêndios, sendo necessário muito esforço, tempo e dinheiro para recuperar destes eventos.
Como é que estes riscos de incêndio começam?
Pode dever-se a problemas como:
- Sobrecarga eléctrica
- Falha do sistema elétrico
- Utilização incorrecta de materiais inflamáveis
- Negligência humana
Dependendo do sector de atividade em questão, as causas mais comuns de incêndio tendem a variar um pouco. Nesta secção, iremos referir-nos aos setores da Madeira, do Papel e Químico.
Existem diferentes razões, mas os incêndios no setor da Madeira-Papel podem dever-se a:
Fricção: A fricção entre dois corpos produz calor e, se este calor não for corretamente dissipado, pode produzir uma faísca que pode conduzir a um incêndio.
Calor excessivo: Tem diferentes fontes, e se não for controlado, pode levar a um risco sério.
Reações químicas exotérmicas: Estas reacções podem ocorrer devido à presença de produtos químicos inflamáveis ou oxidantes.
Cigarros/Fósforos: Estas pequenas fontes de ignição podem parecer inofensivas, mas representam um risco significativo em ambientes onde estão presentes materiais inflamáveis.
Materiais quentes: Podem provocar incêndios se entrarem em contacto com materiais inflamáveis.
No setor Químico, são os seguintes:
Fricção, Reacções químicas exotérmicas e Cigarros/Fósforos como no setor de Madeira-Papel.
Sobreaquecimento de equipamentos: O equipamento utilizado pode sobreaquecer devido a várias razões, tais como falhas mecânicas, sobrecarga eléctrica ou falta de manutenção.
Fuga de gases: Estes gases podem acumular-se em espaços confinados e formar misturas explosivas, o que pode ocorrer devido a fugas de válvulas, ligações ou tubagens, rupturas de contentores ou uma libertação acidental de gases durante os processos de transferência.
Combustão espontânea: Alguns materiais, especialmente os de natureza orgânica, podem sofrer um processo de oxidação lento que gera calor. Se este calor não for dissipado, pode atingir a temperatura de ignição e provocar um incêndio.
No entanto, é importante não só conhecer as causas dos incêndios, mas também as suas consequências e o tipo de prejuízos sofridos pelas empresas. Estes são frequentemente:
- Materiais
- Infra-estruturas
- Perda de documentação
- Mobilidade pessoal
- Reputação
- Produtividade
- Clientes
- Natureza
Para evitar estas circunstâncias, as nossas soluções Sallus e de Carga Extintora/Retardante permitem detetar e prevenir incêndios tanto em casas como em empresas, por isso não espere para enfrentar estas perdas e tenha um bom sistema de segurança contra incêndios com Hephaesnus.
Conheça as nossas soluções visitando a nossa Loja: